terça-feira, 30 de outubro de 2007


37° semana:
Bebê: O bebê esta preste a se livrar de algumas coisas de que não vai mais se precisar na viagem da 40° semana, como, por exemplo, o lanugo. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar.
Mãe: você consegue respirar melhor de repente, pois o bebê se moveu um pouco, procurando se encaixar na pelve, ficando com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da sua barriga. Pergunte ao médico sobre o trabalho de parto e sobre as contrações.
38° semana:
Bebê: O bebê sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram amostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê, que veio do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.
Mãe: A barriga mede 36 a 38 centímetros de altura. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Uma solução para esquecer os desconfortos é se concentrar em outras atividades.





39° semana:
Bebê: Ele pesa cerca de 3,25 kg e mede aproximadamente 48 cm da cabeça aos pés. As maiores partes dos órgãos estão formadas, em pleno funcionamento. As unhas cresceram e já atingem a ponta dos dedos. Já os pulmões estão em compasso de espera, é preciso ainda de algumas horas para absorver o ar e, aos poucos, controlar o ritmo da respiração. Mas está pronto para essa tarefa, e preparadíssima para vim ao mundo.
Mãe: Vai começar a contagem regressiva. Verifique o crescimento e a posição do bebê. O médico não será capaz de informar, com exatidão, o dia do parto. É o bebê que envia um sinal por ele mesmo, sentira primeiro as contrações. Quando o intervalo entre elas começarem a diminuir e elas se intensificarem, é hora de ir para a maternidade.
40° semana:
Bebê: Pesando cerca de 3,5 kg, com 48 cm de comprimento. No últimos nove meses, ele enfrentou uma difícil e competitiva batalha pela sobrevivência.De um minúsculo embrião, conseguiu evoluir e, pouco a pouco, se transformou num ser humano dotado de inteligência e grandes habilidades. A partir daqui, está pronto para uma nova jornada. Desta vez, do lado de fora do útero.
Mãe:Agora, é só uma questão de dias. Ou horas. O seu bebê logo vai nascer e encher de alegria a rotina da sua família. Alimentá-lo, cuidar de sua saúde, enchê-lo de carinho e, claro, acompanhar essa etapa do desenvolvimento da criança. No entanto, além da atenção dispensada ao novo integrante da família, você também vai ter de zelar pelo seu bem-estar. Afinal, precisa estar saudável para cuidar de seu filho. A jornada até aqui foi recompensadora. Uma nova fase, igualmente fantástica, está começando para você, o seu companheiro e o seu bebê.

Nenhum comentário: