terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fecundação


É a forma mais evoluída de reprodução sexuada. Consiste na união de dois gametas (feminino e masculino), resultando a aparecimento do zigoto. Ela constitui a única fonte adequada para a variação do organismo, pois em uma só célula (zigoto), se reúne o material hereditário de duas outras que determinam as características do novo ser.

- Fecundação interna: é quando a fecundação ocorre dentro do organismo materno. Apenas o macho contribui com uma grande quantidade de gametas, os quais serão inoculados no interior do corpo da fêmea, que normalmente contribui com um número reduzido de óvulos. Exemplos: típica dos mamíferos (leões), aves, répteis, certos peixes, insetos, entre outros.

- Fecundação externa: Ocorre principalmente em ambiente aquático. As fêmeas depositam seus óvulos na água e o macho os fertilizam. Machos e fêmeas contribuem com uma grande quantidade de gametas, pois geralmente dependem do momento para acontecer o processo. Exemplos: anfíbios, peixes, ouriços- do mar, entre outros.

- Auto-fecundação: é quando a fecundação se dá entre gametas produzidos pelo mesmo organismo, ou seja, originados por um só ancestral. Ocorre em seres hermafroditas, que produzem os dois gametas, e se auto fecunda.

- Fecundação cruzada: é quando os gametas, provenientes obrigatoriamente de indivíduos diferentes, se unem. Esse processo é vantajoso, pois proporciona a recombinação genética. Exemplo: minhoca.

Nenhum comentário: