terça-feira, 30 de outubro de 2007

Reprodução Sexuada

Reprodução sexuada é quando dois organismos originam um novo indivíduo, com a participação dos gametas e com a troca de material genético.

- Autogamia: é quando o gameta feminino e o masculino que irão se fecundar são provenientes da mesma célula-mãe. Isso ocorre somente em seres hermafroditas.

- Conjugação: é quando ocorre troca de material genético. E após essa troca estão prontos para se dividirem. Exemplos: seres unicelulares, algas filamentosas, entre outros.

- Neotenia: é a capacidade apresentada por determinadas larvas em alcançarem a maturidade sexual (reprodução) mesmo nesse estágio. Exemplo: salamandra.

- Partenogênese: é quando acontece a formação embrionária de um indivíduo a partir do gameta feminino (óvulo) sem a participação do gameta masculino. Exemplos: abelhas, crustáceos, formigas, pulgões, entre outros.

- Pedogênese: é quando ocorre a partenogênese na fase lavaria. Exemplos: moscas, alguns platelmintos, entre outros.

- Poliembrionia: é quando ocorre a formação de vários embriões a partir de apenas uma célula ovo. Exemplo: gêmeos idênticos, tatus, entre outros.

* Gêmeos idênticos ou univitelinos: ocorre quando o óvulo fecundado ainda não completou o seu desenvolvimento. Quando o espermatozóide penetra, o óvulo fecundado se divide, formando duas células-ovo. Sendo assim, a fecundação foi única: um espermatozóide e um óvulo. Os gêmeos formados serão idênticos, pertencentes ao mesmo sexo. Nesse caso ocorre a formação de uma única placenta, porém com dois cordões umbilicais.

- Poliovulação: é quando a mulher libera simultaneamente dois ou mais óvulos que serão fecundados no mesmo período. Com isso, dois ou mais embriões se desenvolvem ao mesmo tempo. Exemplo: cães, gatos, e em seres humanos.
* Gêmeos fraternos ou bivitelinos: são aqueles originados pela fecundação de dois ou mais óvulos. Os óvulos podem ser liberados por ambos os ovários ou por apenas um deles. Os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes, pois foram fecundados por espermatozóides diferentes. É como se fossem dois irmãos nascidos em tempos diferentes. Neste caso, se formarão duas placentas e dois cordões umbilicais.

Nenhum comentário: