terça-feira, 30 de outubro de 2007




13° semana:
Bebê: A cabecinha do bebê continua moldada, já os rins trabalham totalmente. O bebê inclusive consegue urinar. A partir de agora, a cabeça que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa em seu crescimento para que possa ganhar mais volume no resto do corpo.
Mãe: A fase mais critica passou, mas os cuidados continuam. Procure não sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras. Se sentir inchaços em suas pernas, coloque para o alto, isso reduz os inchaços.
14° semana:
Bebê: Suas papilas gustativas começaram a funcionar, podendo diferenciar entre os sabores do açúcar e do sal. Seu cérebro continua se aperfeiçoando, já podendo enviar comandos paro os músculos se movimentarem, inclusive os da face. Agora é capaz de franzir a testa, fazer caretas e até chupar o dedo.
Mãe: Necessários cuidados com alimentos, comer em excesso. Engordar além do limite não é bom. Informe-se com seu obstetra deve-se fazer novos exames, como a translucência nucal , que avalia o acúmulo de líquido na cabeça do feto.
15° semana:
Bebê: Ele pesa 50 gramas e mede 10 cm. Já pode perceber melhor a luminosidade, e pode ficar incomodado com disparos de flash próximo à barriga. Sua pele é muito sensível, porém acaba de ganhar a proteção de uma fina camada de pêlos chamada lanugem. Após o nascimento, essa penugem vai cair, aos poucos, nascerão novos pêlos.
Mãe: Um banho de sol matinal também é bom durante a gravidez, os raios solares vão ajudar seu corpo a produzir a vitamina D, melhorando a absorção de cálcio, garantindo dentes fortes e ossos saudáveis. Não se deve esquecer o uso do protetor solar.
16° semana:
Bebê: Ele pesa 80 gramas e mede 10 cm. As células se multiplicam. Todos os órgãos continuam a se desenvolver e seus osso se fortificando. Já o sistema circulatório e urinário está sendo aperfeiçoado. Enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões.
Mãe: Não deixe de comer alimentos ricos em ferro, esse mineral vai aumentar a produção de glóbulos vermelhos, evitando problemas de saúde, como a anemia. Nutriente que não pode faltar na sua alimentação é o zinco, que manterá seu sistema imunológico funcionando bem.

Nenhum comentário: