terça-feira, 30 de outubro de 2007


9° semana:
Bebê: Suas pequenas articulações como o ombro, cotovelo, joelhos e pulsos estão funcionando, assim, o bebê pode-se movimentar na bolsa de água, que está protegida pelo líquido amniótico, onde se pode sentir os batimentos cardíacos a respiração e os sons emitidos pela mãe.
Mãe: O repouso é necessário durante pelo menos oito horas e também é preciso de alguns nutrientes, como o magnésio para que não tenham cansaço. A fadiga é comum na gravidez devido as noites mal dormidas.
10° semana:
Bebê: Começa o período fetal, tendo a aparência humana. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, porém continuem em pleno desenvolvimento. Embora seu peso esteja com apenas 5 gramas, seu peso aumentará bastante nas próximas semanas.
Mãe: Já é sugerido a primeira ultra-sonografia, é importante pois avalia a idade do feto e os problemas de malformação congênita. Se você tem gatos de estimações evite qualquer contato com caixa de areia. As fezes dos animais podem transmitir infecções perigosas para o feto.

11° semana:
Bebê: Os órgãos genitais já estão se formando. Mais ainda não da pra saber o sexo da criança. O diafragma, o músculo da respiração, esta em pleno processo de desenvolvimento.
Mãe: Reduz o açúcar e modere também o sal, que pode aumentar a sua pressão. Os médicos ainda não entraram num consenso sobre o limite de álcool que gestante pode ingerir diariamente, portanto, evite as bebidas alcoólicas.
12° semana:
Bebê: Já está com 14 gramas e mede cerca de 60 milímetro. Suas cordas vocais já estão em formação. Os dedinhos estão alongados e separados, as unhas começaram a crescer. Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos e ate abrir a boca. Além de receber oxigênio do corpo da mãe, o bebe também já pode responder a alguns estímulos.
Mãe: O bebê precisa de muitas vitaminas, proteínas e minerais para se desenvolver portanto sua fome aumentará e seu apetite vai reaparecer, seus enjôos e as náuseas vão desaparecer. Agora, os sinais de gravidez se tornam mais evidentes. Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos.

Nenhum comentário: