terça-feira, 30 de outubro de 2007


17° semana:
Bebê: Ele pesa 100 gramas e mede 12 cm. O líquido amniótico está protegendo o bebê. O cordão umbilical que o mantém ligado à placenta ficou mais resistente, assim como o corpo começou a ganhar tecido adiposo que são as células gordurosas que ajudam a manter a sua temperatura equilibrada.
Mãe: Não deixe de manter os hábitos saudáveis. Evite cigarros e álcool e o consumo de café.
18° semana:
Bebê: Ele pesa 150 gramas e mede 14 cm. Os órgãos continuam numa espécie de processo de ajustes. Se o bebê for uma menina, o útero e as trompas dela já estão formados. Se for um menino, seus genitais também já estão formados. Mas nem sempre o bebê colabore na hora do exame, alguns ficando de lado, assim dificultando a visão.
Mãe: Para evitar dificuldades de dormir ou de respirar, experimente dormir de lado, praticar uma atividade física, como a hidroginástica, ajudará a relaxar.
19° semana:
Bebê: Ele pesa 200 gramas e 15 cm. Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta de seus neurônios, assim garantindo a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro, para que o sistema nervoso funcione perfeitamente.
Mãe: Consumir alimentos ricos em magnésio, mineral que ajuda a controlar os níveis da pressão e previne contrações uterinas fora de hora.
20° semana:
Bebê: Vemix caseosa é uma substancia branca e oleosa que está coberta em todo o corpo, para que a pele fique protegida do líquido amniótico. Com a pele tão frágil se ficasse muito tempo no líquido amniótico causaria uma irritação. Essa substancia é muito importante, pois facilita a descida do bebê para que encaixe na pelve no fim da gestação.
Mãe: Um líquido fino e branco pode ter saído das suas mamas, é o colostro, o primeiro leite que alimentará o recém-nascido. É importante se manter hidratada, a água-de-coco é uma opção refrescante e bastante nutritiva.

Nenhum comentário: